Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

4 razões justas para desistir de um concurso público

Publicado por Coruja Concurseira
há 9 anos

4 razes justas para desistir de um concurso pblico

Ser aprovado num Concurso Público pode ser muito difícil. Não faltam justificativas - legítimas ou não - para abandonar os estudos.

A maioria das desistências se apoiam em argumentos falsos. A pessoa não acredita na sua capacidade de ser aprovada e busca desculpas para justificar suas razões e encontram obstáculos o tempo todo. É uma autoboicotice.

Os pretextos podem ser de vários, desde o tempo dedicado na rotina à falta de dinheiro para pagar cursos e livros.

Muitos candidatos fogem do desafio após sentirem o sabor amargo de sua primeira reprovação, e isto ocorre porque essas pessoas querem resultados imediatos, e se esquecem que a aprovação em concurso é um projeto demorado e exigente.

Mas quando faz sentido jogar a toalha?

No atual contexto de crise política e econômica, a busca por estabilidade aumenta e consequentemente eleva a competição pelos cargos públicos. Por isso, mais do que nunca, é fundamental diferenciar as razões justas de meras "desculpas" para abandonar um concurso.

1. A sua vida pessoal não deixa outra escolha

De doenças a divórcios, são inúmeras as situações que podem afetar a sua disponibilidade para os estudos. Vale a pena repensar se você terá condições emocionais de chegar preparado para a prova.

A desistência pode ser apenas temporária, e assim que os problemas ficarem mais 'leves', respire fundo e retome os estudos.

2. Você recebeu uma oferta melhor

Cargos públicos são extremamente disputados, mas não necessariamente são o máximo que um indivíduo pode mirar na carreira.

Muitas pessoas desistem de um concurso simplesmente porque receberam uma oportunidade de emprego na iniciativa privada. No entanto, é preciso ter cuidado com esse tipo de decisão. Será que vale a pena abrir mão da estabilidade que a carreira pública proporciona? É preciso pesar bastante essa decisão.

3. Você descobriu que não tem vocação

Este é o único argumento válido para cancelar os seus planos. Afinal, muita gente se candidata a um cargo unicamente pelo salário e pela estabilidade que ele pode proporcionar, e esquecem de refletir se a carreira pública é de fato para você mesmo. Muitas vezes o seu propósito de vida não está ligado à área pública e neste caso, (somente neste) a desistência é perfeitamente justificável.

4. Não há tempo para se preparar

É normal os candidatos alegarem a falta de tempo como pretexto para abandonar um concurso. No entanto, existem casos em que o cronograma realmente impossibilita sua candidatura. Se você tem um mês e meio para estudar 20 disciplinas que não domina, seja prudente e deixe para a próxima oportunidade.

Para se preparar bem, você precisa de planejamento e de uma boa estratégia. Pensando nisso, o ex-Defensor Público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente o seu e-book com técnicas e estratégias para concursos. Baixe o livro e comece a se preparar para seu próximo desafio.

E lembre-se: Desistir não é uma opção! O cemitério está lotado de pessoas fracassadas, que terminam suas vidas juntamente com todos os seus projetos, sem desfrutar das suas conquistas com sua família e sem deixar um legado para as próximas gerações.


Com informações de Exame. Com

  • Sobre o autorIncentivando você a estudar melhor
  • Publicações167
  • Seguidores3463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3037
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/4-razoes-justas-para-desistir-de-um-concurso-publico/232615447

Informações relacionadas

Concurseira Determinada, Estudante de Direito
Notíciashá 9 anos

Juiz deixa toga e salário de R$ 24 mil para sair em busca da profissão ideal

Coruja Concurseira, Bacharel em Direito
Artigoshá 9 anos

Desista do Concurso Público! É mais fácil

Rafaela Cortina, Advogado
Artigoshá 4 anos

"Eu quero desistir de advogar”

Desafio Jurídico
Artigoshá 9 anos

Concursos públicos e vocação dos candidatos

SAJ ADV - Software Jurídico, Redator de Textos Técnicos
Artigoshá 8 anos

Carreira jurídica. Formei. E agora, advogar ou prestar concurso?

13 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Não entendi a última frase do cemitério. continuar lendo

Kkkkkk.. realmente ficou fora de contexto Renan, vou ajustar.. rs Mas o que eu quis dizer é que as pessoas que desistem dos seus objetivos facilmente terminam sua vida enterrados num cemitério juntamente com todos os seus projetos, sem ter desfrutado da conquista deles, sem ter deixado legado algum para as próximas gerações. continuar lendo

kkkkkkkkkk cemitério todos vão ué existe gente de todo tipo, também não entendi o.O continuar lendo

Então Araújo & Barbosa Advogados Associados, como expliquei acima no comentário do Renan, o cemitério está lotado de pessoas que terminam sua vida sem deixar um legado, sem colocar seus projetos em ação.. a interpretação ficou complexa, mas vou ajustar.. obrigado pela observação! =) continuar lendo

Excelente artigo, concordo plenamente. continuar lendo

Um dos motivos para desistir de um concurso público é a falta de confiança.., pois fui aprovada em 1o. lugar e 4a. lugar, e jamais fui convocada para assumir nenhum cargo. E numa coincidência tremenda, em um dos órgãos o qual fui aprovada, tomei conhecimento que a pessoa responsável por contatar os aprovados é INDICADA/NOMEADA por amigos políticos. Dá para desanimar, ou não? continuar lendo

Vilma, que absurdo isso que aconteceu com você! É revoltante. Mas posso te dizer que não é motivo para desanimar não. Um caso como esse ocorrido com você, pode (e deve) ser resolvido através de uma medida judicial cabível, como o Mandado de Segurança. Não desanime! continuar lendo