Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

5 técnicas científicas para aprender sem (muito) esforço

Publicado por Coruja Concurseira
há 9 anos

Pesquisadores da Universidade College London lançaram um concurso para encontrar novas técnicas de aprendizagem: Especialistas de memória de todo o mundo foram convidados para um experimento a fim de descobrir o método mais fácil e eficaz de memorizar novas informações.

Então, uma grande competição foi realizada com uma tarefa aparentemente simples: Os participantes, divididos em grupos, tinham uma hora para estudar uma lista de 80 palavras e lembrar delas depois de uma semana. Simples não é? Seria, se as palavras não estivessem em lituano. Tada ji pasireiškia sunkiau

Ao invés de focar em uma única técnica de memorização, os grupos tendiam a usar combinações de outras estratégias que podem ajudar em nosso cotidiano. Vamos as elas:

1 – Reconhecimento da Ignorância

O auto-teste é uma das melhores maneiras de melhorar a memória. Sem qualquer informação, os participantes foram forçados a adivinhar o significado das palavras lituanas. Eles vão sempre errar da primeira vez, mas os erros iniciais podem fazer algum sentido posteriormente. Reconhecer a própria ignorância deixa a mente em ação, ajudando na memorização de informações. Realizar uma tarefa mais difícil envolve atenção e, consequentemente, cria alicerces mais firmes para recordar do conhecimento obtido mais tarde.

2 – A tecnologia é o seu cérebro expandido

Você perde muito tempo estudando. Para combater isso, muitos participantes programaram algoritmos para lembrá-los de alguma palavra que poderia ser esquecida eventualmente. Eles tinham uma preocupação a menos e poderiam otimizar o tempo de estudo. Da mesma forma, apps e a internet podem ser grandes aliados na hora de memorizar conceitos - e o ato de olhar para algo além de seus livros e anotações pode ser de grande ajuda.

3 – Relaxe

Um operador experimentou dar pausas curtas para os participantes durante a tarefa de memorização de palavras, permitindo que eles assistissem a um vídeo relaxante. Quando você estiver estudando, certamente vale a pena fazer pausas curtas para garantir o aprendizado e deixar o seu cérebro absorver as informações.

4 – Pequenas porções de informações

Grandes campeões de memorização não ‘gravam’ as cartas de um baralho pelo naipe. Eles processam as informações em pequenas porções. É melhor gastar pequenos blocos de tempo em uma maior variedade de assuntos e habilidades em vez de concentrar todo o seu período de estudo em um único tópico.

5 – Contar uma história

Uma história pode ajudar a reativar sinapses e memorizar algo. Um operador pediu que os participantes construíssem uma história com as palavras que estavam aprendendo - e isso os ajudou bastante na memorização. Associar palavras a outros objetos ajudam no aprendizado. Depois de “criar” uma história, você só precisa refazer seus passos e ficará mais fácil de lembrar dos estudos.

Para ajudar você a aprender mais técnicas de estudos e melhorar o seu planejamento para concursos, o ex-Defensor Público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente o seu livro digital onde revela as técnicas e estratégias que utilizou para ser aprovado em vários concursos. Baixe o livro gratuitamente neste link.


Via Galileu

  • Sobre o autorIncentivando você a estudar melhor
  • Publicações167
  • Seguidores3463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações824
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/5-tecnicas-cientificas-para-aprender-sem-muito-esforco/232754854

4 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Interessante. continuar lendo

muito interessante continuar lendo

Boas dicas, obrigado continuar lendo

Super-interessante!Dicas valiosas! continuar lendo