Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Cotas: MPF recomenda suspensão de inscrições para Oficial de Chancelaria

Edital não prevê nenhum mecanismo de verificação para casos de declarações falsas de candidatos

Publicado por Coruja Concurseira
há 8 anos

Cotas MPF recomenda suspenso de inscries para Oficial de Chancelaria

Com o objetivo de assegurar a autenticidade de autodeclaração racial de candidatos pretos ou pardos, o Ministério Público Federal enviou recomendação para que o Ministério das Relações Exteriores suspenda imediatamente as inscrições do concurso para oficial de chancelaria.

Segundo o MPF, o edital não prevê nenhum mecanismo de verificação para casos de declarações falsas de candidatos, tampouco referência ao momento, à forma e aos critérios a serem utilizados na conferência de possível falsidade. A lacuna poderia prejudicar o acesso de grupos raciais historicamente estigmatizados.

Para corrigir a ausência de critério, o edital deveria ser republicado e, segundo sugestão dos procuradores da República, uma comissão para julgar os casos deveria ser criada, com fundamentação das decisões e prazo para recurso caso o candidato seja eliminado.

De acordo com a assessoria de imprensa do Itamaraty, o órgão recebeu a recomendação e vai analisar o pedido dentro do prazo de cinco dias concedido pelo MPF.

O concurso oferece 60 vagas, sendo 45 são para ampla concorrência, 12 para candidatos negros e 3 para deficientes.

As inscrições estão abertas até 16 de dezembro.

Diplomata

Não é a primeira vez que o MRE tem problemas com cotas raciais em seus concursos. Para o cargo de diplomata, a inscrição do candidato que se autodeclarou negro, Mathias Abramovic, provocou polêmica devido a sua pelé clara.

Ele já concorreu duas vezes para o posto. A última tentativa foi no concurso em andamento, que oferece 30 vagas, em que ele conseguiu passar para a segunda fase, mas foi eliminado posteriormente. Na ocasião, o MPF/DF também expediu recomendação ao Instituto Rio Branco, responsável pelo concurso para carreira diplomática do Itamaraty, para que fosse instaurado procedimento administrativo para apurar fraudes no sistema de cotas raciais da seleção.

Se você tem interesse em ser mais estratégico nos estudos e melhorar seu planejamento para conseguir a aprovação, baixe gratuitamente o livro de técnicas e estratégias para concursos do Professor e Defensor Público Gerson Aragão. O download pode ser feito gratuitamente clicando aqui.


Fonte: CorreioWeb

  • Sobre o autorIncentivando você a estudar melhor
  • Publicações167
  • Seguidores3463
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações149
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cotas-mpf-recomenda-suspensao-de-inscricoes-para-oficial-de-chancelaria/261329540

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)